quarta-feira, 26 de abril de 2017

Destaques do 2º dia: tema central, Aparecida: 10 anos depois e o projeto Pensando o Brasil: Educação



No segundo dia da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, 27 de abril, tem início a apreciação pelo episcopado brasileiro do tema central “Iniciação à Vida Cristã”, cuja elaboração ficou a cargo de uma comissão montada especialmente para sua elaboração. Os bispos também farão seus acréscimos ao texto durante toda a 55ª Assembleia Geral. Após apreciação e aprovação pelos bispos, o texto depois será assumido como um documento oficial da CNBB.
Na tarde da quarta-feira, os bispos aprofundaram o significado dos 10 anos de aniversário da realização da 5ª Conferência Episcopal Latino Americana e Caribenha, realizada de 13 a 30 de maio de 2007, em Aparecida (SP), ocasião na qual o Papa Bento XVI esteve no Brasil.  Segundo Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís do Maranhão (MA), a 5ª Conferência proclamou a missão como eixo central da Igreja e convidou a Igreja a formar discípulos missionários e partir do encontro pessoal com Jesus Cristo.
Outro assunto a ser aprofundado pelos bispos, na quinta-feira, é o Projeto Pensando o Brasil: Educação. O projeto apresenta o cenário da educação no Brasil, em seus aspectos quantitativos (acesso e permanência) e qualitativos (a melhoria da aprendizagem) e propõem caminhos para superar os principais desafios que levanta: políticas públicas, orçamento para educação, gestão escolar e educação como compromisso de todos. O projeto levanta ainda as pistas de ação.
Além destes temas, a programação prevê a realização da missa às 7h30, na Basílica de Aparecida; Debates sobre os temas Novas Formas de Consagração, Novas Comunidades, Comunidades e Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s). À tarde os bispos aprofundam a conjuntura político-social brasileira.

1º MEETING POINT

Amanhã, às 9h, também acontece o primeiro “Meeting Point”, com o tema Violência, Segurança Pública e Questões Urbanas, com o dom Mário Antônio da Silva, presidente do Regional Norte 1, bispo de Roraima. Trata-se de uma atividade mais informal, não oficial da 55ª Assembleia Geral, cujo tema pode ser de interesse dos jornalistas. Estes poderão participar com perguntas. O local é na Sala da Coletivas da 55ª Assembleia Geral.

SERVIÇO:
Destaques do 2º dia da 55ª Assembleia Geral da CNBB
Data: 27 de abril 2017
Local: Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida-SP
 

Coletiva de Imprensa

A CNBB realizará entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, 27 de abril, às 15h, na Sala de Coletivas de Imprensa, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida-SP. Participarão da entrevista o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Joel Portela Amado; o arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG), dom João Justino de Medeiros; e o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Leomar Brutolin. Os bispos abordarão os temas: iniciação à vida cristão, Aparecida: 10 anos depois e o projeto Pensando o Brasil:  Educação.

Bispos:
Dom Joel Portela Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)
Dom João Justino de Medeiros,  arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG)
Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS)

Assessoria de Imprensa da CNBB  -
Coordenação: Pe. Rafael Vieira - Jornalistas: Luiz Lopes e Willian Bonfim. Fotógrafo e editor: Maurício Sant’ana.


Acompanhe a Assembleia nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário