sábado, 22 de abril de 2017

Francisco - Renasce a esperança









Papa Francisco
Renasce a esperança
Palavras e gestos de acolhida que marcarão a vida de muitas pessoas que conseguiram chegar perto do Papa Francisco. Um aperto de mão de um homem simples, um pastor que não tem medo da ternura, abraça os peregrinos, beija crianças abençoa multidões. Um homem que faz renascer a esperança, que transmite alegria. Assim é o Papa Francisco. “Mas abraçar não é suficiente. Estendamos a mão a quem vive em dificuldade, a quem caiu na escuridão da dependência, talvez sem saber como, e digamos-lhe: Você pode se levantar, pode subir; é exigente, mas é possível se você o quiser.” Discurso no Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus (Hospital da Venerável Ordem Terceira da Penitencia)


Ricardo Gomes *


Ainda no avião o Papa Francisco transmitia alegria e esperanças aos jornalistas. Um homem simples. Um pastor que não tem medo da ternura e quis estar muito de seu rebanho. Suas primeiras palavras ainda no avião foram de esperança num mundo mais humano, mais fraterno.
"Vou encontrar os jovens, não jovens isolados, mas integrados na realidade de todos os dias, porque o isolamento deles é uma injustiça. Os jovens têm um pertencimento preciso; eles pertencem a uma família, a uma pátria, a uma cultura e a uma fé. Por isso, eles têm uma riqueza que constitui o futuro de um povo, mas o futuro que é também dos idosos, porque eles são os depositários da sabedoria da vida, da história, da pátria e da família. Um povo tem futuro quando vai para frente com a força dos jovens e dos idosos".
Francisco fez também uma reflexão sobre a crise econômica mundial e sobre o risco de desemprego que paira sobre os jovens. "Corremos o perigo de ter uma geração sem trabalho, e é do trabalho que vem a dignidade da pessoa, de poder ganhar o próprio pão". O papa compartilhou também um pensamento sobre a cultura do descartável, que se reflete no preconceito contra os idosos, quando o necessário é promover uma "cultura da inclusão, uma cultura do encontro".
Aos jornalistas um pedido muito especial  "Peço a ajuda de vocês para trabalhar pelo bem da sociedade, dos jovens e dos idosos".Já num clima de descontração com os jornalistas ele brinca: os leões, no fim, nem eram tão maus”.
Em Aparecida do Norte uma multidão se aglomerou desde as primeiras horas da madrugada da quarta feira, em sua primeira homilia palavras carregadas de sensibilidade e esperança quando destaca: Quem é homem e mulher de esperança – a grande esperança que a fé nos dá – sabe que, mesmo em meio às dificuldades, Deus atua e nos surpreende. (....)Tenhamos uma visão positiva sobre a realidade.Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor: eles são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. Eles não precisam só de coisas, precisam sobretudo que lhes sejam propostos aqueles valores imateriais que são o coração espiritual de um povo,a memória de um povo.”
Palavras de encorajamento proferidas na visita no Rio de Janeiro do ao Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus (Hospital da Venerável Ordem Terceira da Penitencia. "Não roubemos a esperança, pelo contrário, tornemo-nos todos portadores de esperança! (...)Quis Deus que meus passos, depois do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, se dirigissem para um particular santuário do sofrimento humano, que é o Hospital São Francisco de Assis.  Precisamos todos de aprender a abraçar quem passa necessidade, como fez São Francisco. Há tantas situações no Brasil e no mundo que reclamam atenção, cuidado, amor, como a luta contra a dependência química. Frequentemente, porém, nas nossas sociedades, o que prevalece é o egoísmo. São tantos os “mercadores de morte” que seguem a lógica do poder e do dinheiro a todo o custo! A chaga do tráfico de drogas, que favorece a violência e que semeia a dor e a morte, exige da inteira sociedade um ato de coragem. Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química. É necessário enfrentar os problemas que estão na raiz do uso das drogas, promovendo uma maior justiça, educando os jovens para os valores que constroem a vida comum, acompanhando quem está em dificuldade e dando esperança no futuro. Precisamos todos de olhar o outro com os olhos de amor de Cristo, aprender a abraçar quem passa necessidade, para expressar solidariedade, afeto e amor.”



* Pesquisador de Cultura Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário