quinta-feira, 20 de abril de 2017

Produção de cachaça artesanal em Italva desponta para mercado regional

Produção artesanal da cachaça de Italva desponta para o mercado nacional. O alambique esta localizado numa propriedade bem próximo ao centro de Italva.



Mostrar ao mundo o que Italva tem de melhor. Na cidade do quibe novos produtos começam a aparecer: a cachaça artesanal já se prepara para ganhar o mercado e a apreciação dos gostos mais apurados. A fabricação atende as normas de qualidade e todo processo artesanal com matéria prima selecionada. Afirma Otacílio Barreto Rodrigues Júnior e Antonio Marcos Cavalheire
A cidade conhecida como a tradição do quibe divide agora com outros produtos a sua marca. A cachaça fabricada tem a sua tradição vinda das Gerais e já esta no ponto para ser lançada nacionalmente. Embalagens com requinte e bom gosto fazem a diferença. Quem provou já aprovou. Mas não se preocupem que a bebida vai bem com qualquer acompanhamento. E pode ser o famoso quibe.
Desde a produção artesanal todo processo é  natural, com fermento produzido a partir do milho. Duas versões: uma branca e outra envelhecida em barris de carvalho, com uma coloração amarelada, mas sem nenhum produto químico. Para os produtores o interesse é uma bebida de qualidade com condições de competir com as marcas tradicionais.
- Temos todo cuidado. Desde a seleção da cana, o tratamento e o processamento. Essas etapas são importantes para que alem de produzir uma cachaça de qualidade, ainda temos o cuidado em não lançar poluentes no meio ambiente. O vinhoto é tratado e usado tanto na alimentação de bovinos e como adubo orgânico. O bagaço é usado para alimentar o forno para a fervura do caldo. – disse Otacílio Barreto Rodrigues Júnior







Atualmente a produção é limitada e desde o corte da cana até o processo de produção já são empregada 15 pessoas. Mas o projeto é aumentar a fabricação com ofertas de mais empregos. No lançamento da marca a cachaça foi aprovada. Para os produtores a expectativa é que em breve a cachaça Santa Cruz possa estar em todo mercado nacional e internacional.
- Estamos já planejando a ampliação da produção para atender a grandes redes de supermercados já interessados no nosso produto. Dessa forma poderíamos oferecer mais empregos diretos e indiretos, aquecendo a economia da cidade e região. – relata Antonio Marcos.

o sonho dos empresários e intensificar a produção com melhorias a bebida e atingir o mercado internacional, na qual possam também mostrar a qualidade em outros paises, potencialmente consumidores. Esse ideal nasceu a partir da experiência da família da esposa do empresário Otacílio que são produtores da cachaça já a 25 anos de produção da cachaça artesanal na cidade de Leopoldina, em Minas Gerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário