sábado, 22 de abril de 2017

Recordando a JMJ - Rio de Janeiro


PROTAGONISMO DOS JOVENS
A voz e a vez da Juventude
Ainda ecoam as palavras de encorajamento do Papa Francisco em sua passagem pelo Brasil. Um ano da Juventude, mas a hora é de planejamento de um trabalho pastoral nas paróquias para acolher os jovens.


Ricardo Gomes

A Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro foi um encontro que ficará na história do Brasil. Ainda ecoam as palavras do Papa Francisco de acolhimento e encorajamento aos jovens de todas as partes do mundo. No Brasil o Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Eduardo Pinheiro da Silva enviou carta aos párocos e responsáveis pela evangelização da juventude.
A carta conclama para a organização de um Plano Paroquial de Evangelização da Juventude. Segundo Dom Eduardo, “toda Paróquia, para seu crescimento e dinamismo pastoral, merece algo elaborado e escrito que sustente suas grandes e importantes opções. Caso contrário conseguiremos muito pouco, perderemos preciosas oportunidades, alimentaremos apatias e omissões”.
No Brasil já aconteceram iniciativas muito importantes e bem sucedidas na evangelização da juventude. Ainda exige muito trabalho no sentido de vencer os desafios para atrair os jovens a assumirem seu protagonismo e seu lugar na Igreja, dando um sentido mais amplo a sua ação sempre voltada a defesa da vida e da dignidade humana. A carta chama a atenção para esse momento favorável a luz do convite do Papa Francisco para a construção a cultura do encontro e da acolhida, que é imprescindível a existência de um processo que  ajude na evangelização da juventude.
“.Toda Paróquia, para seu crescimento e dinamismo pastoral, merece algo elaborado e escrito que sustente suas grandes e importantes opções. Caso contrário, conseguiremos muito pouco, perderemos preciosas oportunidades, alimentaremos apatias e omissões.”, destaca Dom Eduardo.

 Artigo publicado na Revista Ave Maria 




Nenhum comentário:

Postar um comentário