sexta-feira, 19 de maio de 2017

Varre-Sai recebe Bispo Dom Fernando Rifan

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre


Silaine Terra
O bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan, está visitando Varre-Sai durante toda a semana. Na chegada ao município no domingo, ele foi recebido pelo prefeito Silvestre José Gorini, pelo vice-prefeito João Said, secretários municipais e vereadores. Também participou da missa na Igreja Nossa Senhora das Graças, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jair Bittencourt.
O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, destacou o significado da visita do bispo ao município.
“É uma importância muito grande para Varre-Sai a presença da Vossa Excelência Reverendíssima Dom Fernando Rifan aqui. Onde ele visitará as principais instituições da cidade como hospital, Prefeitura, Secretarias e outras. Com enorme repercussão junto à população, principalmente por ser uma tradição da formação católica de nosso município”, frisou o prefeito.
Dom Fernando explicou que a visita apostólica é uma determinação da Igreja dada ao bispo, para que de cinco em cinco anos, visite todas as 15 paróquias que pertencem à Administração Apostólica.
“Estamos celebrando 15 anos de existência e 15 anos como bispo e como comemoração estamos realizando essa visita que consiste na celebração de missas, pregação, estar com o povo, escutar o que o povo tem a dizer, dar apoio aos padres e visitar vários setores da Paróquia”, disse o bispo.
E ainda destacou que presença do bispo no município é a presença oficial da Igreja Católica.
“O bispo é enviado pelo Papa, mostra a estrutura hierárquica da Igreja. O mais importante da Igreja é ser enviado, o que dá unidade à Igreja e autoridade a quem é enviado”, lembrou.
Sobre os principais desafios enfrentados pela Igreja Católica no mundo atual, o bispo destacou ser o próprio mundo como ele está e as famílias que  segundo Dom Fernando Rifan "não são mais transmissoras da fé".
“A fé ficou meio esquecida. E o mundo materializado, descartável. Hoje vivemos uma crise moral, de valores morais, toda essa crise política que estamos vivendo é moral. Quando não temos ninguém para prestar contas é fácil, é a frase do Dostoiévski “Se Deus está morto, tudo é permitido”, lembrou.
Mas Dom Fernando Rifan disse não se cansar de suas funções.
“Temos de pregar, trabalhar, dar o testemunho do bom exemplo, mostrar a caridade, o amor”, disse.
O bispo destacou que Varre-Sai é um dos municípios mais católicos e preservados do Estado do Rio.
“Deixo a bênção de Deus, a oração e o ânimo a todos os católicos para que sejam fiéis em todos os lugares, dando bom testemunho no dia a dia”, finalizou o bispo.
Agenda do bispo - Entre as atividades do bispo no município estão visitas às Secretarias Municipais, celebração de missas e batizados, ministração de palestras, entre outros.
Na segunda-feira (15/05), após visitar o Colégio Coração de Jesus, onde se encontrou com alunos, professores e funcionários, o bispo se reuniu com sacerdotes do município e finalizou o dia com realização da Missa Campal no Mercado do Produtor, onde realizou Bênção para os agricultores e pecuaristas e Benção do Tempo por ocasião do Dia de Santo Isidoro. Logo após, o bispo jantou com vereadores do município.
A agenda prosseguiu na terça-feira, com visita ao Hospital São Sebastião, com encontro com profissionais da Saúde e pacientes e visita à Apae, seguida da casa do Prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini. À tarde, visita à Câmara Municipal e às 19 horas, Missa na Capela de Nossa Senhora das Dores.
Já na quarta-feira, a partir das 9 horas, o bispo visitará as Secretarias Municipais e à noite inaugura a Capela de Nossa Senhora Aparecida.
  Na quinta-feira, às 9 horas acontecerá a Benção e visita ao prédio da nova Prefeitura Municipal, logo após, o bispo se encontra com o prefeito Silvestre José Gorini e o vice-prefeito João Said, no Gabinete do Prefeito. À tarde, ele visitará o Alto do Santo Cristo e os projetos da Paróquia, encerrando o dia com Missa na Capela de Nossa Senhora do Rosário.
Na sexta-feira, a partir das 9 horas, acontece o encontro com alunos e profissionais da Educação da rede pública de ensino no CIEP Primo José Sobreira. Às 18 horas, o bispo visita a cripta onde está sepultado o padre Antônio Alves de Siqueira, em seguida celebra missa pela alma do mesmo e acontece procissão para o cemitério municipal com bênção do mesmo e do túmulo de Felicíssimo Faria Salgado, fundador do município.
            No sábado, a agenda inclui encontro com coroinhas e crianças do Catecismo e da Cruzada e à tarde, encontro com as Associações e Pastorais da Paróquia e a partir das 19 horas, Missa seguida de homenagens.
            No domingo, a partir das 07 horas acontecerá Missa de Encerramento da Visita Pastoral acompanhada dos agradecimentos de munícipes e autoridades.


Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Varre-Sai

Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário