quinta-feira, 15 de junho de 2017

Diocese de Nova Friburgo celebra Solenidade de Corpus Christi

Exibindo Corpus Christi 2016 - Fotos - Grasiele Guimarães  (8).JPG

Em 2017, a Solenidade de Corpus Christi será celebrada no dia 15 de junho. Em Nova Friburgo serão confeccionados 86 tapetes de sal, trazendo a temática: ‘A Jesus, pelas mãos de Maria’, e o lema: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2,5)’, ambos relacionados ao Ano Nacional Mariano. A Solenidade é composta por Santa Missa, presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e concelebrada por diversos sacerdotes; Procissão Eucarística e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
A expectativa para esta edição é que cerca de 12 mil pessoas participem do evento.  De acordo com a organização, serão utilizadas cerca de 30 toneladas de sal grosso para a ornamentação dos tapetes, além de tintas corantes para darem vida aos desenhos que serão apresentados.
 A programação tem início às 6h, com a confecção dos tradicionais tapetes, que serão montados desde a Matriz Paroquial São Bento Abade, situada no bairro Ypú, até a Catedral Diocesana São João Batista, no Centro. Paróquias, Pastorais, Novas Comunidades, Movimentos, Instituições Católicas e alguns setores da sociedade, são responsáveis pela preparação dos tapetes.
Mais tarde, às 14h, acontece a concentração para o início a Santa Missa campal, que acontecerá em frente à Paróquia São Bento Abade, às 15h. Nos minutos finais da Celebração Eucarística, o Bispo concede a primeira bênção com o Santíssimo Sacramento, que é seguida de procissão eucarística. A segunda, é realizada em frente à Prefeitura Municipal, e a terceira na Praça Demerval Barbosa Moreira, diante da Catedral.

Exibindo Corpus Christi 2016 - Fotos - Grasiele Guimarães  (9).JPG

Solenidade de Corpus Christi

Em Nova Friburgo, o evento começou há aproximadamente 100 anos no Colégio Anchieta e a partir de 1969 se estendeu pela General Osório, Praça do Suspiro até a Catedral de São João Batista. Em 1974, os tapetes foram transferidos para o trajeto atual.
O Corpus Christi foi instituído em 11 de agosto de 1264 pelo Papa Urbano IV e significa “Corpo de Cristo”. Este momento é comemorado sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade e tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
A celebração teve origem em Liége, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornillon teria sido inspirada para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. O Papa Urbano IV, por meio da Bula "Transiturus" estendeu a festa para toda a Igreja.
Exibindo Corpus Christi 2016 - Fotos - Grasiele Guimarães  (7).JPG

-----------
Departamento de Comunicação
DIOCESE DE NOVA FRIBURGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário