quinta-feira, 1 de junho de 2017

Resgatando Histórias

Exibindo DSC03397.JPG

Residência da família Gonçalves em Santo Amaro, local de reuniões com políticos

Projeto Resgatando Memórias da Baixada prevê levantamento das histórias e estórias do distrito de Santo Amaro.

As histórias da Baixada Campista passam por Santo Amaro. Personalidades que fizeram parte da história da cidade passaram pelo distrito onde acontece a tradicional festa de 15 de janeiro. Histórias de lutas, de conquistas, mas de sonhos ainda não realizados. Poucos conhecem a saga da Família Gonçalves, desde o Capitão Manoel Gonçalves, vereador e responsável por melhorias no distrito que recebeu o sistema de água. Todas as negociações feitas na residência da família por onde passavam políticos nas tradicionais festas de janeiro. ​
- A proposta é iniciar um trabalho de pesquisa e de levantamento de informações com o objetivo de resgatar um pouco do legado e dos vestígios das histórias e estórias dos moradores do distrito, já preparando para a organização do memorial da Baixada Campista iniciando por Santo Amaro, por ser uma terra de tradições culturais e populares. – disse Ricardo Gomes.
Exibindo DSC03408.JPG

Entrevista
Qual a importância do resgate das histórias e estórias da Baixada Campista e iniciando por Santo Amaro?
RICARDO GOMES – Partimos de um ponto importante. No campo da política o distrito teve dois vereadores que marcaram a história da cidade. Manoel Gonçalves, conhecido como Capitão, era um importante representante da Baixada Campista tanto na Câmara Municipal como nas negociações com políticos para desta forma conseguir melhorias para a região. Recebia na sua casa governadores e com estas visitas o distrito recebeu o serviço de abastecimento de água. Do distrito o produtor rural Ageu Tavares Macabu teve um papel importante na política e temos a necessidade de resgatar estes papéis. Na questão cultural a Festa de Santo Amaro recebe devotos de todo o Brasil constituindo uma das maiores festas religiosas do interior do Estado do Rio de Janeiro.

O que representa para a cidade o legado destas personalidades para o desenvolvimento em todos os setores da sociedade?
RICARDO GOMES -  Podemos destacar uma série de personalidades que deram a sua contribuição para o desenvolvimento da região, muitos conhecidos e alguns anônimos, mas que tiveram um papel importante na construção da história social, econômica e até mesmo religiosa. A historia acaba não registrando alguns personagens anônimos, mas que foram importantes Destacamos por ex. Zezé Barbosa, Miguel Francisco, Aurélio Barbosa que trabalharam na Praça de Santo Amaro, Adauto Neves que foi juiz de paz, Amaro Matilde, um dos grandes entusiastas da cavalhada que levou a tradição a tantos lugares. Seria necessário um tempo para resgatar esses homens que deram a sua vida pela comunidade. Não poderia deixar de mencionar meu pai, Irineu Miguel da Silva com quem aprendi tantas lições.

Qual o objetivo da construção do memorial e do resgate das histórias contadas e cantadas por tantos personagens que ajudaram a construir o legado de vida da comunidade?
RICARDO GOMES – Estamos num momento muito propicio a este projeto. Não é um projeto pessoal, mas comunitário. E registramos a proposta da Igreja de Santo Amaro ser elevada a Santuário, já recebeu o titulo de Reitoria e vemos o interesse do Padre Alcemar Pereira em resgatar essas histórias para que o Santuário venha a ser um Centro de Memória, resgatando os papéis sociais dos moradores que foram pioneiros na construção da vida social no distrito e na região conhecida como Baixada Campista.

Exibindo DSC03406.JPG

Pinheiro Machado teve papel importante na Baixada Campista

Teria algum personagem importante que merece destaque?

RICARDO GOMES – São muitos, mas recordo de uma mulher que foi importante. Poucos se lembram de Dona Almerita, por décadas trabalhou na agencia dos Correios de Santo Amaro. Mais recente tivemos Valdenir Pereira da Cunha. E para a cavalhada quem poderia esquecer de Dr Alexandre conhecido como Xandinho que sabe tão bem contar as histórias e estórias da cavalhada campista?

Exibindo DSC03408.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário