terça-feira, 25 de julho de 2017

Petrópolis: uma viagem ao Brasil Imperial

A imagem pode conter: planta, árvore, casa, céu, atividades ao ar livre e natureza
Ricardo Gomes

As ruas guardam os vestígios de um tempo que a cidade abrigava a nobreza imperial. Casas, palácios e residências resgatam uma história e convidam a refazer os caminhos do Imperador.

Caminhos que guardam recordações e os caminhos percorridos pela nobreza imperial portuguesa. Na Catedral São Pedro de Alcântara repousam a família imperial. Basta um passeio começando pelo Centro da Cidade, onde o visitante é recebido pelo Imperador Dom Pedro II. No Museu Imperial um pouco da história eternizada nos moveis, objetos e a coroa do monarca.
Mas é impossível percorrer tantos caminhos num só dia. São inúmeros os monumentos e o convite a um passeio numa carruagem para entrar  no clima do tempo que as ruas eram os caminhos da nobreza. Mas Petrópolis tem muito mais. A história é perpetuada nas igrejas históricas. Neste ano que os luteranos comemoram os 500 anos da Reforma Protestante a igreja que completa 172 anos de presença é um marco da cultura alemã. Vitrais conduzem a uma viagem pelo tempo. O órgão que veio da Alemanha ainda é executado nos cultos dominicais. A igreja fica aberta nos fins de semana para visitação.

Um lugar para a oração e meditação. O Mosteiro da Virgem é um verdadeiro oásis bem na Avenida Ipiranga. Um lugar para o silencio e a meditação. Um verdadeiro oásis na movimentada avenida com suas residências e mansões suntuosas. Uma igreja com linhas modernas com ícones assinados pelo artista Sacro Cláudio Pastro.
O importante é a acolhida das monjas beneditinas que preservam a tradição monástica da oração e trabalho. Nas horas o silencio é quebrado pelas vozes em oração. Vozes que elevam a contemplação e a meditação dos salmos. Nos finais de semana as monjas reservam um momento para a orientação e a acolhida. Mas o mosteiro recebe visitantes de todas as idades e classes sociais.

Os jovens Victor Barbosa da Silva e Patrick da Fonseca aproveitaram para uma parada na rotina das aulas na Universidade Católica de Petrópolis para um tempo de reflexão e oração. Encantados pela beleza e simplicidade da igreja a família de Mato Grosso do Sul se encantou com o silencio monástico e ao final uma foto para registrar a passagem pelo local.
A imagem pode conter: casa, planta, céu, árvore e atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário