segunda-feira, 10 de julho de 2017

SÃO BENTO

A imagem pode conter: 1 pessoa

Nesta terça-feira, 11 de julho, celebramos o dia de São Bento, nascido em Núrcia, próximo de Roma, no ano 480, oriundo de uma nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império. Um período de decadência também moral e espiritual e, neste sentido, o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios espirituais.
Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio, uma maneira ocidental e romana de vida monástica.
A Regra de São Bento, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento aos ensinamentos de Jesus, e da prática dos mandamentos e conselhos evangélicos, logo ficou conhecida, vindo a ser adotada em diversos mosteiros. Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se, ao longo dos séculos, faróis de espiritualidade e cultura.
Peçamos a São Bento que nos dê também o dom de unir o nosso trabalho quotidiano com a oração, como ele tão bem soube fazer. São Bento. Rogai por nós.
D. Anselmo Chagas de Paiva, OSB
Mosteiro de São Bento/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário