sábado, 5 de agosto de 2017

APARECIDA - 300 ANOS - AS CRÔNICAS DE UM PADRE

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, multidão e atividades ao ar livre


A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, área interna


Eu, padre Rafael Lugão, transferido para Nova Iguaçu em 2013, recebi uma proposta de amigos paroquianos desta mesma cidade, de irmos em bike romaria a Aparecida do Norte. Esse projeto se realizou apenas em agosto de 2015. Éramos nesta ocasião 4 ciclistas e fizemos o caminho mais direto passando pela Rodovia Pres. Dutra em três dias.
Até então não éramos um grupo oficial como o somos hoje, os Ciclo Romeiros. A oficialização se deu dia 31 de janeiro de 2016 numa ciclo romaria ao Santuário de Porto das Caixas em Itaboraí. Em julho deste mesmo ano, já éramos  11 ciclistas  que também realizaram o grande sonho de ir de bicicleta a Aparecida em Romaria.
Os Ciclo Romeiros já tem no currículo 8 bike romarias no total sem contar a primeira quando ainda nem se quer tínhamos a pretensão de criar um grupo oficial. Porém a mais bela ciclo romaria se deu em julho deste ano. Éramos 14 ciclistas de Nossa Senhora que pedalaram animosamente até o Santuário Nacional em três dias. Foi incrível! Passamos por belíssimas paisagens entre cidades históricas e fazendas antigas. Com a benção do Bispo diocesano, Dom Luciano Bergamin, saímos   de Nova Iguaçu cruzando o Estado de São Paulo pela antiga Rodovia dos Tropeiros por onde passaram abundantes riquezas das Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro nos idos dos séc XVIII.
Entre as belas cidades com seus casarios coloniais e igrejas antigas, se destaca Bananal-SP, que no apogeu do ciclo do café, se tornou a cidade mais rica do Brasil no séc XIX. E assim, os Ciclo Romeiros concluíram mais uma aventura pedalando no quarto e ultimo dia os 8 km restantes de Guaratinguetá a Aparecida.
Era um domingo esplendoroso com céu azul e clima agradável. Passamos diante da imagem da Padroeira do Brasil e fomos ao Porto de Itaguaçu para concluirmos a romaria com a Santa Missa. Haviam mais de 200 pessoas na capela do Porto para acolher os ciclistas e foi impossível conter as lágrimas das esposas e filhos ao se abraçarem entre as bicicletas.
A título de nota de roda pé, os ciclo romeiros são os únicos no Brasil que fazem suas ciclo viagens em grupo, sem carro de apoio e levam tudo que precisam em seus alforges traseiros. Nós nos notabilizamos por onde passamos por essa essencial característica sem a qual não se faz parte do grupo. "Mais que ciclistas, somos Ciclo Romeiros!


A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário