quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Crônicas de uma vida

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna


Ricardo Gomes

Passos lentos. Os anos começam a pesar. No rosto as marcas do tempo e a alegria constante. Assim caminha Maria da Conceição Ramos. Uma guerreira que não se deixa abater nos seus quase 90 anos. Dona Conceição é uma mulher forte, que se alegra a cada dia com a chegada de milhares de amigos que a visitam em sua casinha em Santo Amaro.
Na sala o reconhecimento em forma de troféus que recebera nos anos de dedicação a Cavalhada de Santo Amaro. Nos braços a imagem do santo de sua devoção desde os tempos de sua juventude na terra Quissamã. Dos pais herdou a devoção ao seu querido Amaro Santo.
Contar um pouco de história de sua vida é um resgate de uma vida, um memorial que registra um pouco da trama na terra do coronel, coronéis e porque não dizer dos lobisomens que saem das histórias e estórias fantásticas para povoar o imaginário social de um povo que ressurge a cada dia das cinzas para renovar a sua saga. Uma saga de homens e mulheres que ao longo dos anos tombaram. Recordações de Manoel e Irineu Gonçalves, homens que lutavam por seu torrão natal. Um Ageu Macabú, proprietário rural e vereador. Ah de Ageu recordo aqueles que trabalhavam a terra. Irineu Miguel Inácio e seu filho Amaro, Seu Neném e o filho Nalito, e por ai temos um numero incontável de homens,,, heróis que morreram e nos deixaram a herança de dignidade.

Nestes dias a jovem senhora cuidava de seus filhos José Miguel e Rita de Cássia, mas de uma multidão incontável de meninos e meninas na escola Coronel Antônio Batista. Saudades desse tempo...a mulher que cuidava dessas gerações. Em tempo de dificuldades, mas tudo feito com muito carinho. E pr ai segue um pouco da vida, saga e legado de uma mulher forte, uma guerreira que não se deixa tombar com o peso da idade,,mas conservando a ternura e o olhar amoroso...

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna


Nenhum comentário:

Postar um comentário