terça-feira, 29 de agosto de 2017

Fragmentos de Arte Sacra

A imagem pode conter: texto

Não se trata de um estudo sobre a arte sacra presente em algumas das Igrejas de Campos, mas fragmentos que ajudam a cotar histórias. Quem visita essas igrejas pode apreciar obras de grande valor artístico. Desvendar a origem é um pouco complicado. Nos quatro séculos de presença dos monges beneditinos em Campos e resgatando um pouco da obra dos religiosos

A Igreja de Santo Amaro, obra dos monges foi construída em etapas. E nesta igreja dois grandes tesouros da arte beneditina: a imagem primitiva que trouxe a região a devoção e a em madeira no altar desde 1789, obra do escultor seiscentista Frei Domingos da Conceição, de origem portuguesa e professo no Mosteiro do Rio de Janeiro. Do artista segundo Dom Clemente Silva Nigra foi autor das imagens de São Bento e Santa Escolástica esculpidas para a inauguração em 1641 da igreja abacial no Rio de Janeiro.
Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

“ Cronologicamente é a mais antiga das quatro imagens de madeira. Tem de altura 1,21m. Parece reprodução da imagem de São Bento, de Parnaíba feita em barro por Frei Agostinho da Piedade. Permaneceu no Rio de Janeiro em seu altar na igreja de São Bento do Rio de Janeiro, até 1789, foi substituída pela imagem que hoje ali se encontra, sendo então transferida para o arraial de Santo Amaro, hoje fim da linha férrea no Estado do Rio de Janeiro, onde goza de extraordinária devoção do povo.” Cf Silva NIgra.


Um breve extrato da biografia de Frei Domingos da Conceição. Ainda segundo Silva Nigra Frei Domingos da Conceição Silva antes de vestir o hábito monástico em 1690, se chamava Domingos Silva e tem sua vida e obra ligada ao Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, e ficou conhecido por sua obra em escultura em madeira. Veio a falecer em 1718. Natural do Matosinhos, nasceu por volta de 1643, se tornando escultor aprendendo a arte com algum mestre português. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário