terça-feira, 15 de agosto de 2017

Leigos e Leigas na Igreja e no Mundo

A imagem pode conter: 1 pessoa


Pe. Marcos Sandrini SDB *
Há palavras que ficam marcadas no decorrer dos tempos. Umas são marcadas positivamente e outras, negativamente. Assim, na linguagem comum, leigo significa uma pessoa por fora do assunto ou ignorante. Isto tem sua explicação. Com o crescimento do clericalismo na Igreja, os leigos foram sendo colocados de lado e ignorados. Aos poucos vamos virando esta história.
O Concílio Vaticano II dedicou um documento inteiro justamente aos leigos. É o Apostolicam Actuositatem.  É nesta perspectiva que trato deste assunto.
·         O Batismo é o ponto de partida
O Batismo insere todos os cristãos na Igreja de Jesus. Santo Agostinho dizia que “convosco sou cristão e para vós sou bispo”. O ponto de partida é a igualdade fundamental, isto é, convosco sou cristão. Se há algo que nos diferencia é o serviço, a missão que cada cristão recebe, isto é, para vós sou bispo.
Assim, na Igreja de Jesus somos todos iguais. Não há menor e nem maior. Só há irmãos. Somos imagens e semelhança de Deus. As três pessoas divinas são iguais: o Pai, o Filho e o Espírito Santo participam da mesma igualdade embora sendo diferentes. As diferenças nunca significam desigualdade, mas a riqueza da igualdade e da fraternidade.
·         A tríplice missão dos leigos e leigas
Na Igreja, os leigos são todos os que se distinguem dos ministros ordenados: diáconos, sacerdotes e bispos. Distinguem-se dos ordenados por sua missão no mundo. Cada leigo exerce sua missão de três formas.
A primeira delas é em seu estado de vida. A maioria absoluta dos leigos, pelo sacramento do matrimônio, são esposos e esposas, filhos e filhas, irmãos e irmãs. A família a primeira missão dos leigos e leigas na Igreja. Cuidar da família é o primeiro apostolado leigo.
Depois, a presença no mundo. Cada um e cada uma tem uma profissão. É nesta profissão que se exerce a missão laical. Cada cristão assume sua profissionalidade e é nela que se santifica e exerce seu apostolado. O leigo é cristão enquanto médico, enquanto agricultor, enquanto bancário, enquanto professor, enquanto comerciante ou comerciário. Nenhum espaço fica sem a presença dos cristãos e cristãs. Os leigos são cristãos seculares, isto é, vivem na realidade do mundo e nela se santificam.
Finalmente, os cristãos leigos também são participantes da vida da comunidade eclesial. Dedicam um pouco de seu tempo para construí-la, sendo presença nas diversas pastorais eclesiais. Sem os leigos nenhuma pastoral tem possibilidade de avançar.
·         Espiritualidade dos leigos
Tudo isto é alimentado por uma espiritualidade intensa. Espiritualidade é tudo o que produz vida. A espiritualidade do leigo se alimenta na comunhão intensa com o Pai, o Filho e o Espírito Santo para ser presença transformadora no mundo. Onde houver um batizado, a Igreja está presente como fermento na massa, como transformação para melhor.
* Coordenador de Assuntos Comunitários da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre


Nenhum comentário:

Postar um comentário