segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Cinema na Praça em Italva

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, planta, árvore e atividades ao ar livre


Cinema de graça nas praças de Italva com direito a pipoca. Projeto da Secretaria de Cultura.

Neste sábado a Secretaria Municipal de Cultura de Italva está promovendo uma sessão de cinema a partir das 19h na Praça da Matriz dentro do Projeto Cinema na Praça, com o objetivo de revitalizar o espaço. As exibições serão realizadas em outras praças da cidade. Uma oportunidade para atrair os jovens. A praça já oferece acesso gratuito à internet.
- Um projeto de suma importância para a nossa população que é tão carente de Cultura e Lazer e esse projeto visa isso levar mais cultura para nossa comunidade, esse é o nosso lema mais cultura na cidade. – relata o jovem Loham Amorim.
A proposta na opinião do Padre Maxiliano Barreto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição é uma oportunidade de levar os jovens a participarem de um momento cultural, já que o cinema é um importante meio de comunicação e difusão cultural, incentivando a atividades sadias. E a praça é um lugar para o convívio social.
- Venho de uma realidade que em criança tínhamos na praça um lugar para um bom convívio social. Não existia Internet e era a praça um lugar para as nossas brincadeiras e nossas famílias se encontravam para um bate papo saudável. Hoje o que vemos é um individualismo, os jovens isolados e buscando apenas nas redes sociais e fugindo a um contato direto. E vejo essa tradição sendo resgatada aqui em Italva. – ressalta o padre.
Mas o objetivo do Secretário de Cultura é resgatar a tradição dos jovens se encontrarem nas praças. Recorda de um tempo que os jovens saiam das atividades da igreja católica e se reuniam na praça. Um local para convivência fraterna e destaca muitas famílias que começaram a sua história na praça da matriz.
- Na minha juventude a praça era ponto de encontro obrigatório. Ali surgiam idéias, novas amizades, lideranças e até romances sadios e que duram até hoje. Sei que esse resgate é difícil, mas temos que tentar algo. – informa o secretário.
A artesã Fabiana Oliver disse da importância do projeto. Em Italva não existe nenhuma sala de exibição e em praça atrai os apaixonados pelo cinema e é uma oportunidade para crianças que nunca foram a um cinema. Uma iniciativa muito interessante para a cidade ter mais um momento cultural.
- Muitos amam cinema, mas nem todo mundo tem condições de ir a cidade mais próxima para o cinema. E o ver trazendo para a nossa cidade isso é um orgulho para todos nós Eu sempre vou, mas talvez tenha crianças que nunca puderam ir E olha como será uma felicidade para esses pequenos poderem assistir em uma tela gigante pela primeira vez. – disse a artesã.

Programação
23/10 - São Pedro Paraiso
24/10 - Saldanha da Gama
25/10 - Guarnere
26/10 - Alto da  Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário