terça-feira, 28 de novembro de 2017

Caminhada contra a intolerância religiosa


O povo santo realizou, na tarde do dia 20/11, a primeira caminhada contra a intolerância religiosa pelas ruas do Centro Histórico de Petrópolis – RJ. A concentração foi no coreto da Praça da Liberdade, de onde eles seguiram pelas avenidas Koeler e Imperatriz e pela Rua do Imperador, chegando ao calçadão do Cenip. A mobilização aconteceu durante o feriado do Dia da Consciência Negra, data que lembra o líder quilombola Zumbi dos Palmares.
“Entendemos que o preconceito às religiões afros está intimamente ligado ao racismo. Aproveitamos a data de hoje para fazer essa mobilização”, ressaltou o sacerdote umbandista Pedro Nogueira. O que a gente quer propagar é a cultura da paz, acabando com a intolerância e a violência. Todos aqui são contra esse estágio de violência que estamos vendo no Brasil, onde houve um aumento de 4 mil por centro nas denúncias no último ano”, informou o sacerdote.


Pedro Nogueira ressaltou que, em Petrópolis, não há um levantamento sobre os casos de intolerância religiosa. Segundo ele, na cidade ocorrências são “mais veladas”. “O preconceito acontece no olhar. Acontece quando alguém vê uma pessoa toda de branco, umbandista, e diz: olha lá o macumbeiro”, explicou.
Além de umbandistas, integrantes de outras religiões também foram convidados a participar do movimento. O frei franciscano Wagner fez questão de acompanhar a caminhada e concluiu: “Temos vários grupos que acompanham as discussões sobre esses temas. Deve haver sempre o respeito pela diversidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário