Lc 1,26-38
Meus caros irmãos e irmãs,
Já está
próximo o Natal do Senhor e a liturgia da Palavra nos prepara para este momento
e convida a meditar a narração do anúncio do Anjo a Maria. O anjo Gabriel
revela à Virgem Maria a vontade do Senhor, que Ela se torne Mãe do seu Filho
unigênito: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e que lhe porás o nome
de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo!” (Lc 1,31-32).
O texto evangélico
começa dizendo que o anjo Gabriel “foi enviado por Deus a uma cidade da
Galileia, chamada Nazaré” (Lc 1,26). Os moradores daquela região eram pagãos,
exceção feita a uns poucos israelitas. Nazaré era uma cidade tão insignificante
que não é citada nem uma vez no Antigo Testamento. No entanto, ali Cristo seria
concebido. Mais tarde Bartolomeu antes de se tornar apóstolo, indagará a Filipe
que lhe dizia ter encontrado o Messias, Jesus: “Pode vir alguma coisa boa de
Nazaré da Galileia”? (Jo 1,47).
Havia de fato
um enorme preconceito contra os galileus. No entanto, foi na pequena Nazaré, uma
aldeia simples, ignorada e sem importância no cenário político da época e à
margem dos caminhos de Deus e da salvação, o lugar em que ocorreria a concepção
de Jesus. Nazaré teve a honra de ser o
lugar no qual o Verbo de Deus se encarnou. Na pequena cidade de Belém, Jesus
nasceria; ao passo que em Jerusalém, a capital, seria condenado, crucificado e
morto na cruz.
O relato
evangélico continua e identifica Maria como “uma virgem prometida em casamento
a um homem chamado José” (Lc 1,27). O casamento hebraico considerava o
compromisso matrimonial em duas etapas: havia uma primeira fase, na qual os noivos
se prometiam um ao outro: os “esponsais”; só numa segunda fase surgia o compromisso
definitivo, a cerimônia do matrimônio. Entre os “esponsais” e o rito do
matrimônio, passava um tempo mais ou menos longo, durante o qual qualquer uma
das partes podia voltar atrás, ainda que sofrendo alguma penalidade.
Durante os
“esponsais”, os noivos não viviam em comum; mas o compromisso que os dois
assumiam tinha já um caráter estável, de tal forma que, se surgisse um filho,
este era considerado filho legítimo de ambos. A Lei de Moisés considerava a
infidelidade da “prometida” como uma ofensa semelhante à infidelidade da esposa
(cf. Dt 22,23-27). E a penalidade seria a morte por apedrejamento. José e Maria
estavam, portanto, na situação de “prometidos”, pois ainda não tinham celebrado
o matrimônio, mas já tinham celebrado os “esponsais”.
Dentro deste
contexto, ocorre o anúncio do anjo a Maria, e a primeira palavra usada pelo
anjo no momento da anunciação é “chaire”, uma expressão de origem grega, que
significa “rejubila, alegra-te”. Normalmente a saudação entre os judeus era
"Shalom", que pode ser traduzida como “paz", enquanto a saudação
no mundo grego era "Chaire", ou seja, "alegra-te". É de se
admirar que o anjo, ao entrar na casa de Maria, a cumprimente com a saudação
dos gregos. Com isto, podemos compreender que com o início do Novo Testamento,
a que se referia esta página do Evangelista São Lucas, teve lugar também a
abertura para a salvação, à universalidade do Povo de Deus, que incluía não só
o povo hebreu, mas também o mundo na sua totalidade, todos os povos. Nesta
saudação grega do anjo manifesta-se a nova universalidade do Reino do
verdadeiro Filho de Davi (cf. BENTO PP XVI, A
infância de Jesus, São Paulo, 2012, p. 30-31).
Usando esta
saudação “alegra-te”, podemos dizer que o mensageiro celeste retoma uma
expressão já presente no Antigo Testamento, presente no Livro do profeta
Sofonias. O profeta Sofonias, inspirado por Deus, diz a Israel:
"Alegra-te, filha de Sião; o Senhor está contigo e acolhe-te na sua
morada" (Sf 3,16). Com isto, o evangelista São Lucas quer dizer que, no
Filho de Maria, se realizaram todas as profecias: a virgem concebeu, como
anunciou o profeta Isaías (cf. Is 7,14) e Deus se fez presente como Salvador do
seu povo em Maria, identificada como filha de Sion, da qual falou o profeta
Sofonias. E pelo Canto do Magnificat,
percebemos que Maria reconhece ser a "filha de Sião", de que o
profeta falou, e, portanto, o Senhor tem uma intenção especial para ela, pois
foi chamada para ser a mãe do Salvador, a morada de Deus por excelência. Maria
é o lugar por excelência do cumprimento das profecias divinas. É nela que a
Palavra de Deus se cumpre no sentido mais pleno.
Com este
diálogo do anjo Gabriel com Maria, começa realmente o Novo Testamento.
Portanto, podemos dizer que a primeira palavra do Novo Testamento é um convite
à alegria. E esta é a grande alegria que
o cristianismo anuncia. Com o convite à
alegria tem início um tempo novo. Esta
alegria que a humanidade recebeu, não pode conservá-la somente para si; a
alegria deve ser sempre compartilhada, deve ser comunicada. Maria foi
imediatamente transmitir a sua alegria à sua prima Isabel. Também nós somos
chamados a anunciar a alegria. Este é o verdadeiro compromisso desse tempo
litúrgico: levar a alegria aos outros. O verdadeiro presente de Natal é a
alegria. Nós podemos transmitir esta alegria de modo simples: com um sorriso,
com um bom gesto, com uma pequena ajuda, um perdão.
Na sequência,
ao ouvir as palavras do arcanjo Gabriel, Maria ficou a pensar no significado da
saudação que lhe havia sido dirigida (cf. Lc 1,29; mas logo em seguida, o anjo
dirá: "Não tenhas medo, Maria!" (v. 30). Maria tinha motivo para ter
medo, além das circunstâncias legais da época, era grande o peso de carregar o
fardo do mundo sobre si mesma, ser a mãe do Rei do Universo, ser a mãe do Filho
de Deus! Um peso acima das forças de um ser humano! Mas o anjo tranquiliza
Maria dizendo: "Não tenhas medo!” (v. 30). Com esta expressão do anjo Gabriel também nós
recebemos uma valiosa lição: Não precisamos ter medo de receber Jesus neste
Natal e de testemunhá-lo a todos.
Neste trecho
evangélico, é também significativa a resposta de Maria ao anjo, concluindo o
diálogo: "Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se em mim, segundo a tua
palavra" (v. 38). Maria diz
"sim" àquela vontade divina e, com isto, abre a porta do mundo a
Deus. Com estas palavras, podemos
lembrar da oração do Pai Nosso, onde temos uma expressão semelhante: “Seja
feita a vossa vontade”. Maria deu a cada
um de nós o exemplo: Devemos fazer sempre a vontade de Deus.
Esta resposta
de Maria precisa ser considerada. Ela
chama a si mesma de “Serva do Senhor”. O
Evangelista São Lucas a havia chamado de “Virgem”, o anjo, de “cheia de graça”;
e seus pais, de “Maria”. O servo depende
de seu senhor, da sua vontade. E Maria,
se auto identificou como a Serva do Senhor. A palavra do anjo é uma ordem:
“Conceberás e darás à luz”; que Maria
aceita em sinal de obediência e alegria. É também importante notar que o Filho
de Deus não se encarnou sem o consentimento daquela que devia ser sua mãe. Este
exemplo se aplica aos dois fatores de nossa santificação: A graça de Deus e a
cooperação da nossa vontade.
O exemplo da
Virgem de Nazaré é para todos nós um convite a acolher com total abertura de
espírito o Cristo que vem no Natal, que por amor se faz nosso irmão. Ele vem
para trazer a paz ao mundo: “Paz na terra aos homens por Ele amados!” (Lc
2,14), como anunciaram os anjos aos pastores. O dom precioso do Natal é a paz,
e Cristo é a nossa paz.
Preparemo-nos
para celebrar dignamente o Natal já próximo. Sigamos com Maria e José rumo a
Belém. Que os nossos passos caminhem em direção ao Menino Jesus que nasce; e os
nossos olhos se abram para que possamos ver e reconhecer o Filho de Deus entre
nós e que possamos abrir de par em par as portas do nosso coração para acolhê-lo. Um feliz Natal a todos! Assim seja.
D.
Anselmo Chagas de Paiva, OSB
Mosteiro
de São Bento/RJ
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