quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

FESTAS DE SANTO AMARO EM TERRAS SANJOANENSES

A imagem pode conter: 6 pessoas


Da Baixada Campista a devoção a Santo Amaro tem festa na Praia de Açu e Grussai, São João da Barra. 

A Festa de Santo Amaro tem programação nas praias de Açu e Grussai, na cidade de São João da Barra. Nos dias 12 a 15 de janeiro os moradores da Praia do Açu festejam o santo que tem a devoção trazida pelos monges do Mosteiro de São Bento. Em Grussai a festa já é tradição e reúne moradores da região e veranistas. A programação será aberta com missa com orações de Cura e Libertação celebrada pelo Pe. Maxiliano Barreto no dia 12 de janeiro abrindo o tríduo preparatório a festa.
- A devoção a Santo Amaro começa na Baixada Campista, mas logo é difundida para a Praia de Açu, onde foi construída a capela. Foi um trabalho desenvolvido a partir do Mosteiro de São Bento e com a criação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário que atendia a região, e com isso a organização da festa para o santo. – observa Ricardo Gomes.
Levantamento feito no Mapeamento Cultural de São João da Barra em Grussai a história contada por muitos moradores é de que foram os portugueses que construíram a primeira capela de Santo Amaro, que ainda era de palhão e madeira, mas foram surgindo algumas famílias que passaram a ter devoção e se interessaram na construção de uma igreja.
Foi um homem chamado Ademar Laranjeira, que em 1924 decidiu trazer um construtor português para construir a primeira igreja de Santo Amaro. Lourenço Augusto Russo chegou de Portugal e fez a primeira capela, construída com um espaço maior e colocou a torre. Anos depois, no início da década de 50, ela foi ampliada por João Gaia, que recebeu a chave para ser o zelador.
- A esposa de João, Maria das Dores, contou que ele via a necessidade de crescer, já que muitos devotos e veranistas participavam das festividades no dia do santo. Ela lembrou ainda que com uma enchente e muita ventania, a igreja ficou destruída, sendo novamente reformada.- completa Flávio Martins.

Programação
Praia do Açu
Dia 12/1
19h – Noite Carismática
Dia 13/1
19h30 – Missa
Cel.  Pe. Maxiliano Barreto
Dia 14/1
17h – Missa
Cel.  Pe. Francisco de Assis
Levantamento do mastro
Dia 15/1
6h – Alvorada
17h – Missa
Cel. Pe. Francisco de Assis
Procissão

Grussai
Dia 12/01 – 1º dia do Tríduo
19h – Missa por Cura e Libertação
Celebrante: Pe. Maxiliano Barreto da Silva

Dia 13/01 – 2º dia do Tríduo
9:30 – Carreata percorrendo as principais ruas
18:30 – Missa –
19:30 – Música ao vivo (Pátio da Igreja)

Dia 14/01 – 3º dia do Tríduo
9:30 – Passeio ciclístico (sorteio de uma bicicleta e vários prêmios)

Dia 15/01 – DIA DE SANTO AMARO
5h – Alvorada
8h – Curso de batismo
9h – Missa
10h – Batizado
14h – Recreação com o Grupo Jovem Amigos do Senhor
19h – Missa
20h30 – Procissão

21h30 – Apresentação com o Grupo Jovem Amigos do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário